4 de agosto de 2012

Mensalão

Ultimamente está ocorrendo o julgamento de um dos maiores casos de corrupção já descoberto no Brasil.


O Mensalão
O mensalão foi um esquema de desvio de recursos públicos para que, assim, o governo Lula conseguisse apoio político para que as decisões da gestão petista fossem aprovadas. O escândalo veio à tona em 2005, quando o Roberto Jefferson, então deputado federal pelo Rio de Janeiro, acusou o PT de pagar cerca de R$30 mil por mês àqueles políticos aliados desde 2003. O então ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi acusado de chefiar o esquema. Ele renunciou e, depois, perdeu seu cargo no congresso. O ex-presidente Lula, que estava em seu primeiro mandato, disse não estar diretamente envolvido e que se sentia 'traído'.
O dinheiro utilizado  veio de empréstimos fictícios e do orçamento de publicidade do governo - assim, os bancos e agências de publicidade que ajudassem recebiam benefícios. 

A denúncia
Os 38 réus, distribuídos entre políticos e empresários, terão de responder por inúmeros crimes, como lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e corrupção passiva e ativa. Os réus negam que os pagamentos eram feitos em troca de apoio político, afirmando que o esquema era apenas uma forma de pagar as dívidas das campanhas eleitorais.

O Julgamento
Mesmo tendo sido denunciado em 2005, o caso só começou a ser julgado essa semana. A demora para que o julgamento se efetivasse é consequência do ano de preparação do caso pelo Procurador-Geral da República, mais outro ano para que o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitasse julgá-lo, e, então, para que fossem ouvidas mais de 600 testemunhas. Além disso, os advogados de defesa tentaram inúmeras vezes desmembrar ou bloquear o julgamento, já que parte dos réus teria que ser julgado, supostamente, em outras cortes antes de chegar ao STF - o que foi negado, já que todos participaram de um único esquema.

Para saber mais: [1], [2], [3], [4]

Agora é só torcer para que tudo seja julgado corretamente e a justiça seja feita!