11 de julho de 2012

Cometa Halley

Foto do cometa passando em 1910
Bom, estava pesquisando sobre Mark Twain e descobri que tanto no dia de seu nascimento, quanto no dia de sua morte, o cometa Halley estava passando. Mas que coincidência, né? 

Então resolvi dar uma pesquisada nesse cometa que é tão famoso!

O nome do cometa é uma homenagem à Edmond Halley que, em 1705, previu que o atro- já visto em alguns anos anteriores - retornaria, o que realmente aconteceu. O período médio de sua órbita é de 76 anos, mas, por causa de efeitos não-gravitacionais, ela é realterada constantemente. Sua última aparição foi em 1986 - e ele poderá ser visto novamente apenas em 2061, 75 anos depois.

Não se sabe, ao certo, quando foi a primeira vez que viram o cometa. A primeira documentação atribuída à ele é muito antiga: de 466 a.C., feita na Grécia. Os registros encontrados mencionam que um cometa iluminava o céu (aqui a referência ao Halley), enquanto um meteorito atingiu a Grécia - informação que é consistente com modelos matemáticos que determinam os anos em que o cometa passou pelo planeta. O segundo registro mais antigo foi uma observação feita em 240 a.C., por astrônomos chineses, que viram o cometa.

Pelo que eu percebi, o cometa tornou-se famoso exatamente pelo fato de conseguirmos vê-lo da Terra. Isso, inclusive, desapontou muitos que queriam vê-lo em 1986: ao contrário da experiência de 1910, não foi possível observá-lo com perfeição, devido à grande luminosidade. 

Para finalizar, uma reportagem do Jornal Nacional, de 1985, sobre o cometa:

Para saber mais: [1], [2], [3][4], [5]