5 de julho de 2012

Aos treze


Já tinha visto esse filme faz um tempo, e por acaso estava passando novamente na TV. Quando assisti a primeira vez fiquei chocada com a transformação de Tracy, mas sempre tive vontade de lembrar o filme mais uma vez.

A vontade da protagonista de ser popular fez com que ela fosse capaz de fazer qualquer coisa para que conseguisse esse cargo. Nessa situação, ela passa a andar junto com Evie, a garota mais popular e desejada da escola.

Evie cresceu sob o cuidado de uma tutora - que não cuida realmente dela. Isso, imagino, fez com que ela ficasse solta no mundo e vivesse em uma situação totalmente diferente da vida de Tracy. Com 13 anos, ela já fumava, se drogava e fazia muitas outras coisas que as meninas da idade nem imaginariam.

Tracy, por sua vez, era uma menina certinha, que vivia com o desejo de se tornar popular e, com a idade, passou a se revoltar com o namorado da mãe - que era um drogado que já havia sido internado algumas vezes. Com essa situação, a menina acredita não ter nada a perder, passando a se cortar quando acontece algo que não gosta e, com influencia da nova amiga, passa a se drogar e fazer tudo que a outra fazia.

A mãe de Tracy, por mais cuidadosa que fosse, demorou para perceber o que realmente estava acontecendo e, com o tempo, passou a desconfiar das verdades contadas por Evie.



O filme é impressionante - o que Tracy mostrava ser no começo e seu comportamento ao longo da história, até chegar a seu final são inacreditáveis. Eu acho muito difícil imaginar como alguém - consciente do que está fazendo - é capaz de fazer as coisas que as meninas fazem, sem pensar no que realmente estão fazendo e quais serão as consequências. Por mais que critique o namorado da mãe, Tracy acaba se tornando até pior que ele. Não apenas se drogando, mas fazendo muitas coisas piores.

Por mais forte e chocante que seja o filme, acredito que seja bom assisti-lo ao menos uma vez na vida. Com certeza, depois de assistirem, ele renderá bons momentos pensando no porque alguém faria isso e quais as razões que compensariam uma vida que tem essas escolhas!