1 de junho de 2012

O Corvo


Outro dia fui ao cinema assistir "O corvo", filme que faz uma suposição sobre como teriam sido os últimos dias do renomado escritor Edgar Allan Poe. No início do filmet só se fala que o autor foi encontrado semi-morto em uma praça de Baltimore - e que ninguém tinha conhecimento de como teriam sido seus últimos dias.

Então logo no começo do filme, uma mãe é assassinada junto com sua filha, em uma cena muito conhecida para os conhecedores de Poe: o mesmo ocorrido em seu conto "Os crimes da rua Morgue". Demoraram um pouco para perceber, mas assim que repararam a semelhança da cena com o conto não tiveram dúvida: contataram o escritor. 

Depois de um tempo, outro crime: o mesmo ocorrido em o Poço e o Pêndulo. Não tiveram dúvidas que precisariam de Poe para desvendar o que poderia estar acontecendo.

O filme mostra Poe como uma pessoa comum (é sério que eu imaginava que ele seria uma pessoa sombria e pirada), que precisa de dinheiro e faz de tudo para ficar com a mulher que ama. Com a onda de assassinados acontecendo, sempre ligados a suas histórias - e envolvendo Emily, sua amada -, Poe faz de tudo para resolver o que estava acontecendo em Baltimore.

Vale a pena assistir, filme nos prende o tempo todo, fazendo com que fiquemos com raiva do assassino - muito esperto, por sinal - e torcendo para que Poe consiga transportar sua imaginação para a realidade.