11 de junho de 2012

Comissão da verdade



Encontrei esse vídeo que pode ajudar a explicar de um jeito fácil de entender um pouquinho da Ditadura e qual o objetivo da comissão da verdade. Acho muito legal um programa como o CQC, que atrai muitos jovens (que procuram ver o programa apenas para a diversão) e faz com que eles acompanhem, pelo menos um pouco, o que acontece na política do nosso país...

Bom, depois de ver o vídeo eu vou falar um pouquinho do que eu sei dessa Comissão. Ela foi instalada no dia 16 de Maio, após a aprovação da presidente Dilma Roussef. O objetivo desse órgão é examinar aquelas violações aos direitos humanos que ocorreram durante a ditadura militar do Brasil.Além dos crimes cometidos pelo governo militar, a Comissão da Verdade analisará tudo o que ocorreu a partir do fim do Estado Novo - governo ditatorial de Getúlio Vargas.

O grupo encarregado de analisar é formado por sete integrantes que terão dois anos para investigar os casos, com um dever de elaborar um relatório apontando as circunstâncias e os responsáveis por torturas, mortes e desaparecimentos dos presos políticos aqui. 

Apesar de procurar por responsáveis, o intuito dessa Comissão não é puni-los, já que isso feriria a Lei da Anistia, que foi feita com caráter amplo, geral e irrestrito, ou seja abrangendo tanto os presos políticos da época quanto àqueles que faziam parte do governo e, também, àqueles integrantes de luta armada contra o governo da época. 

O foco desse grupo é encontrar o que aconteceu com os desaparecidos políticos: muitas famílias não sabem, até hoje, o que aconteceu com seus entes que sumiram nesse período - o que, para muitos, é pior do que a confirmação da morte. Com o relatório sobre esses casos, há a possibilidade de localizar e identificar os corpos.

A Comissão da Verdade foi aprovada no Congresso após dois anos de muitas polêmicas e negociações. O Brasil foi o último país latino americano a colocar tal grupo em prática, o que contribuiu para que fosse pressionado a aprová-lo. Além da pressão internacional, muitos familiares de mortos desaparecidos políticos conseguiram o reconhecimento das mortes pelo Estado e passaram a receber indenizações por isso, mesmo sem nunca saber o que ocorreu com seus parentes.


Para saber mais: [1]; [2][3]