11 de março de 2012

Ilha da Queimada Grande


Bom, a ilha da foto acima fica aqui no Brasil, no litoral paulistano. Porém, ninguém mora ou mesmo frequenta o local. Isso ocorre por causa de uma cobra, que está presente em toda a ilha - o que aumenta o risco de levar picadas. A princípio, a cobra não parece muito perigosa, mas, na verdade, tem um veneno que pode matar em pouquíssimo tempo.

A cobra que falei é a jararaca ilhoa (foto abaixo), uma espécie endêmica da ilha - e que, por não estar presente em outros lugares é considerada em extinção (apesar de não saberem ao certo se esta mesmo nessa situação). O tamanho dessa cobra é menor do que a existente no continente, porém seu veneno chega a ser até 5 vezes mais potente em aves (sua principal refeição) e 3 vezes mais letal para os mamíferos.

Por causa do perigo existente como consequência do grande número de cobras na ilha e por causa da diversidade ecológica lá existente, não é qualquer um que pode entrar lá. Normalmente são só pesquisadores, que devem sempre estar acompanhado de um médico.

O veneno dessa cobra, mesmo sendo muito perigoso, tem trazido vantagens para a medicina: descobriu-se, por exemplo, uma proteína que é utilizada contra a hipertensão. Muitos ainda estão colhendo tal veneno com o intuito de encontrar novas aplicações para a biologia e para a medicina.


Para saber mais: [1]; [2]; [3]