21 de fevereiro de 2012

Sem limites



Esse é o trailer de "Sem limites", filme de 2011 estrelado por Bradley Cooper. Quando assisti já adorei o o filme - e confesso que fiquei com vontade de pegar um NZT para mim. Depois de um tempo, descobri que o filme tinha sido baseado em um livro - "The Dark Fields", de Alan Glynn, que hoje teve seu nome modificado para "Limitless", devido ao filme. Infelizmente, não havia o livro em português, mas estava com tanta vontade de ler que peguei o em inglês mesmo - e espero que lance logo aqui no Brasil, assim todos poderão ler.


Então, o livro fala sobre Eddie Spinola (que no filme se tornou Eddie Morra), um escritor fracassado, divorciado e sem inspiração. Um dia, andando por Nova York encontra seu ex-cunhado, ex-traficante, Vernon,que diz trabalhar agora em uma empresa de farmácia e o dá um remédio que está prestes a ser aprovado: o MDT (no filme torna-se NZT). O ex-cunhado afirma que o remédio ajudaria o protagonista com sua dificuldade, e lhe daria a inspiração necessária. Após alguma relutância, Eddie pega o remédio e toma - e já começa a perceber as diferenças. Chegando em sua casa, não consegue aguentar aquela bagunça em que vivia - e revira o apartamento inteiro. Depois de deixar seu apartamento impecável, Eddie ainda não sente a necessidade de descansar - o que ocorreria antes - e engata na escrita do livro que tanto precisava. Em menos de uma noite, o livro já estava pronto.

No dia seguinte, vai na casa de Vernon perguntar o que era essa coisa. Descobre que, na verdade, é um medicamento que permite a utilização de 100% do cérebro - e que não havia sido aprovado por nenhuma empresa farmacêutica. Apesar dessa última informação, Eddie estava impressionado com o que o MDT fazia, e, para conseguir mais, sai do apartamento do ex-cunhado para pegar suas roupas e trazer um café da manhã para ele. Porém, quando volta, encontra Vernon morto e a casa revirada - e, após ligar para a polícia, encontra onde estavam escondidos todos os MDTs que seriam revendidos.

A partir daí o livro dá uma reviravolta: passando a tomar os comprimidos regularmente - e em altas dosagens -, Eddie passa a aprender línguas rapidamente, a entender sobre qualquer coisa que lê e, em pouco tempo, torna-se um grande nome no meio de Wall Street. Porém, o que Eddie não espera é que as pílulas que tanto aprecia na verdade não são o que esperava - o protagonista começa a ter blackouts e fazer coisas que não se lembra - e descobre que na verdade, pode se tornar apenas uma das diversas vítimas de um experimento feito por um grande magnata (interpretado no filme por Robert De Niro).



O filme é realmente interessante e vale muito a pena ver. O livro, mesmo lendo em inglês, ainda tem detalhes que não foram colocados no filme - e, com certeza, vale a pena dar uma lida!