21 de fevereiro de 2012

Cidade Russa proíbe 'protesto' de bonecos

Pois é, estava hoje lendo o jornal e, quando li essa manchete acreditei que se tratasse de uma crônica - mas não, é a mais pura verdade.

Russos montam um protesto feito com bonecos.


No mês passado, em uma cidade da Sibéria, foi possível ver diversos brinquedos - desde bonecos de pelúcia a bonecos de Kinder Ovo - na neve, segurando placas que se referiam à corrupção (nas primeiras contagens,  mais de 140% da população já havia votado). As autoridades da cidade declararam o 'protesto' como evento público não autorizado - e, ainda, rejeitou outra manifestação (qualquer protesto, na Rússia, precisa pedir autorização antes de ocorrer), que envolveria mais de 200 brinquedos, por eles não serem considerados cidadãos russos.

O protesto foi 'parado' por policiais russos, que, ao se deparar com os bonecos não sabiam o que fazer - e, por isso, pediram para que a promotoria determinasse a legalidade daquele tipo de protesto. A partir da proibição concedida, os grupos responsáveis - que procuram colocar humor nas manifestações - dizem que procurarão outro modo de realizar os protestos. 

Para ler mais: [1],[2],[3]