21 de novembro de 2010

A importância da leitura

Os livros exercem um papel importante na cultura de muitas sociedades. Mesmo assim, muitos não reconhecem sua importância e desprezam o hábito da leitura. Com isso, percebe-se que é necessária uma mudança no modo de muitos verem a leitura, para que, finalmente, percebam como ela é vantajosa.

O hábito da leitura pode trazer muitos benefícios. As pessoas que lêem adquirem um conhecimento mais amplo do mundo e aprendem a conviver com diferentes pontos de vista. Além disso, essas pessoas têm um melhor conhecimento sobre sua língua materna – o que as deixa menos aptas a cometerem deslizes – ou até mesmo de línguas estrangeiras. A leitura também pode ser considerada fator de integração. Muitos, ao ler, têm um melhor entendimento do mundo a sua volta e, assim, conseguem se encaixar. Um exemplo pode ser retirado do livro Capitães da Areias, de Jorge Amado. O único menino que, ao crescer, não ficou à margem da sociedade foi Professor, que tinha imenso prazer com a leitura.

Para que este hábito esteja mais presente na sociedade, algumas medidas podem ser tomadas. Os pais, para começar,devem comprar ou alugar livros a seus filhos mesmos antes deles começarem a ler. Assim, as crianças já se familiarizam com o livro. As escolas públicas devem incluir em suas bibliotecas livros que despertem o interesse do aluno, mesmo que o livro não seja utilizado no dia a dia escolar. Além disso, o governo deve garantir às famílias um acesso mais fácil à leitura, construindo mais bibliotecas e disponibilizando pessoas que ajudem aqueles que têm mais dificuldade na leitura.

Deste modo, se as devidas medidas forem tomadas, haverá um aumento no hábito da leitura. Esse aumento ocorrerá aos poucos, mas, com certeza, será de grande significado.