4 de setembro de 2010

A assertividade no ambiente de trabalho


O problema de vários relacionamentos, entre eles o profissional, é o da assertividade. Muitos apresentam dificuldade em se expressar com firmeza na presença de outros, por diversas razões. A solução desse problema está na conciliação entra a assertividade e o bom relacionamento no meio de trabalho.

A dificuldade de ser assertivo ao se expressar é conseqüência de aspectos pessoais e culturais. No âmbito pessoal, o indivíduo pode não expor suas ideias com medo de rejeição ou de não agradar. Esse medo existe, por exemplo, ao se discordar do chefe, que pode demitir quem o fizer. Sob o aspecto cultural, em países de colonização portuguesa, como o Brasil e Angola, há o costume de não negar. Por isso, as pessoas tendem a dizer coisas que nem sempre são verdadeiras. Um exemplo são os prazos muitas vezes prometidos e não cumpridos.

Para resolver esse problema são necessárias algumas atitudes no ambiente de trabalho. Antes de tudo, a pessoa deve deixar claro que as ideias que vai expor se relacionam apenas ao ambiente de trabalho. Então, precisa mostras clareza em suas ideias e não ter medo de se expor. Também deve estar preparada para ser contrariada e não guardar rancor daquele que discordou dela. Além disse, deve escutar o que o outro tem a dizer e não o julgar. Por fim, devem-se reunir todas as boas ideias para formar uma ainda melhor.

Deste modo, percebe-se que é possível conciliar um bom relacionamento e a assertividade no ambiente de trabalho. Ao não ter medo de se expressar e ser aberto a novas opiniões, a conciliação se torna mais fácil de ocorrer.